Controle de acesso é todo e qualquer tipo de ferramenta utilizada para permitir ou não o acesso de pessoas a ambientes e/ou propriedades. Só por esta definição, já podemos perceber sua importância não só para a segurança da empresa em si, como também de seus funcionários, visitantes, clientes e fornecedores. Isso porque o controle de acesso tem como funções primordiais: 

  • Reduzir os riscos de roubos e assaltos;
  • Dificultar fraudes e falsificações (quando pessoas se passam por outras para entrar na empresa, por exemplo);
  • Ajudar a prevenir danos patrimoniais, entre outros benefícios.

Como se já não fossem vantagens o suficiente, existem ainda novas razões que fazem do controle de acesso um investimento empresarial importante. Entre as principais, podemos citar: 

  1. Criação de uma base de dados

Através das informações captadas pelos equipamentos de controle de acesso – que incluem catracas, câmeras de segurança e sistemas de biometria – é possível unir dados das pessoas que passam pelo local em uma só base de informações. Dessa forma, a empresa pode ter uma noção mais precisa das pessoas que frequentam a empresa. 

Ou seja, o controle de acesso pode ser utilizado como suporte para a tomada de diversas decisões na corporação. A exemplo: 

  • Direcionamento mais assertivo de campanhas de marketing;
  • Melhor planejamento e organização de pagamentos;
  • Análise da produtividade de funcionários;
  • Retorno de planos de ações da empresa, entre outros.

Todavia, é importante lembrar que com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a empresa que desejar fazer pesquisas com as bases de dados coletadas precisa anonimizar as informações, evitando assim a identificação das pessoas, e reunindo apenas características generalistas, como sexo, idade, etc. 

  1. Gerenciamento mais assertivo de pessoal

É completamente normal que existam dias e/ou horários com maior e menor frequência de pessoas e veículos na firma. Ou seja, dependendo do número de funcionários e suas funções, não é viável ter sempre a mesma quantidade deles operando em todos os momentos. Inclusive, isso pode gerar ociosidade em alguns e sobrecarga em outros. 

Porém, o controle de acesso também pode ajudar neste caso. As ferramentas podem ser utilizadas para a captação de informações de quantidade e fluxo de pessoas a cada segundo. Isso significa que, através dessa tecnologia, é possível ter uma gestão mais certeira da equipe, adequando-a constantemente as necessidades da empresa. 

  1. Economia pelo controle de acesso

Todos os itens acima mencionados são capazes de gerar economia na empresa, já que promovem um melhor direcionamento de verba. Além destas questões mais pontuais, a economia também pode ser percebida a longo prazo, dissolvida no decorrer dos meses e anos, como nos casos de prevenção de acidentes, danos, fraudes e outras adversidades. 

Assim, outro fator importante a ser mencionado é a economia de horas extras, tanto de equipe quanto de horário de funcionamento do local. Só neste tópico, é possível reduzir os valores das contas de energia, internet, água, salários e outros excessos. 

Isso porque, com o controle de acesso, é possível definir horários de entrada e saída e bloquear temporariamente a entrada de determinados usuários, garantindo que o serviço possua horas definidas, e evitando sobrecarga de trabalho. 

Vale lembrar que sua empresa não precisa ser grande para demandar um controle de acesso. Todas as vantagens que apresentamos podem ser aplicadas a corporações de todos os portes, afinal, criamos projetos de segurança personalizados de acordo com as necessidades de cada cliente. 

Se você acha que estes aspectos podem trazer benefícios para sua empresa, entre em contato conosco para saber mais!