A integração entre treinamento e tecnologia de ponta é uma das alternativas mais adequadas para garantir a tranquilidade de todos

Você sabe o que são condomínios verticais? Enquanto os condomínios de casas são chamados de horizontais, resta aos edifícios e prédios, sejam eles de apartamentos ou salas comerciais, a denominação de verticais, especificamente por serem construídos para cima.

Apesar de muito cômodos, em especial por abrigarem várias famílias em um único ambiente, esses locais tendem a não investir em uma segurança adequada e abrangente, ou até serem, ao longo do tempo, potencialmente vítimas de falhas. Então, muitas vezes, são áreas mais visadas por criminosos, acima de tudo quando estão situados nas grandes cidades.

Dados alarmantes apontam para essa tendência

Para se ter uma ideia, em São Paulo, principal metrópole do país, os roubos e furtos aos condomínios chegaram a 56% do total de roubos e furtos a residências em geral, em 2018, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública.

Com dados alarmantes como estes, resta aos condôminos e à equipe responsável pela administração encontrarem soluções eficazes para manter a seguridade de todos. Veja agora algumas opções:

  1. Apoio material à portaria

É importante que o porteiro esteja ciente da necessidade de atender aos visitantes com os portões fechados, sem manter qualquer tipo de contato ou aproximar-se dessa pessoa – evitando, assim, que seja rendido por um assaltante.

Em muitos casos, é comum que o funcionário deixe entrar qualquer indivíduo, desde que possua uma boa aparência, e este pode ser um erro crucial. Por isso, é essencial garantir um espaço fechado para os porteiros, investindo na segurança também deste profissional.

  1. Diversifique a segurança

É necessário que haja a diversificação das credenciais para que a pessoa possa adentrar ao condomínio. Isso redobra a segurança por garantir que uma pessoa indesejada não tenha acesso à vários espaços com uma única credencial fraudada.

Um bom exemplo disso seria possuir biometria nas portas, para garantir que apenas as pessoas cadastradas tenham acesso aos ambientes do prédio; implementar cancelas nos estacionamentos, a fim de coibir a entrada de invasores; e solicitar cartões de proximidade para os visitantes, sempre em entradas separadas dos moradores.

  1. Utilize a tecnologia

A tecnologia surge como uma aliada neste processo. Utilize-a com o intuito de aumentar a vigilância, a partir de instalações de câmeras e sistemas específicos. Com isso, é possível inibir a ação de criminosos.

O mais importante em todos os casos é a prevenção. Quando se diversifica as estratégias e se protege também o fator humano, as chances de reduzir a vulnerabilidade do espaço crescem significativamente.

Um dos exemplos dessa integração é ter a tecnologia como aliada dos porteiros, por exemplo, conforme explicitado no item 1.

Para aplicar o que foi dito

Se você gostou dessas dicas e pretende utilizá-las no seu condomínio, não perca a chance de realizar esse tipo de serviço com quem entende do assunto. A Protekseg é uma empresa de tecnologia em segurança que oferece soluções para controlar o acesso de pessoas e veículos com produtos como catracas, cancelas e portas.

Atuante no Ceará há uma década, a companhia é uma referência para quem busca proteção, bem-estar e a confiança de que está em um ambiente seguro para si e sua família. Entre em contato conosco através do nosso site e saiba como podemos lhe ajudar.