O controle de acesso tem como objetivo autorizar ou não a entrada de pessoas em um ambiente. Escolas, indústrias, hospitais, prédios comerciais e muitos outros estabelecimentos incorporam esse tipo de sistema à seus espaços devido às vantagens que ele oferece, sendo a segurança a principal delas.

A seguir, conheça um pouco mais sobre os 4 tipos de controle de acesso mais comuns. Se você ainda não os conhece, continue lendo este artigo. 

  1. Biometria

Um mecanismo de controle muito utilizado e seguro é a biometria. Todas as pessoas com permissão para entrar em um recinto precisam cadastrar seus dados e impressões digitais. Antes de entrar é necessário pressionar um dos dedos cadastrados em um leitor específico.

A biometria é considerada um sistema seguro, uma vez que copiar as digitais de alguém não é uma tarefa fácil em comparação à copiar chaves, por exemplo. Além disso, cada ser humano possui uma marca digital única, o que também previne falhas.

  1. Cartões de proximidade

O cartão de proximidade também exige o cadastro prévio dos dados de quem vai acessar determinado local. Dentro do cartão existe um chip com esses dados que, ao ser lido pelo equipamento responsável, autoriza a entrada.

O uso do cartão deve ser individual, não pode ser compartilhado e o mesmo deve ser guardado com cuidado e segurança. Uma das facilidades desse sistema é a rapidez da leitura, o que o torna ideal para carros, por exemplo.

Senhas para controle de acesso

  1. Senhas

As senhas também são um tipo de controle muito comum e eficiente. O uso delas é simples. Cada pessoa deve cadastrar uma senha e tê-la em mente quando for preciso.

Uma maneira de aumentar a segurança desse mecanismo é fazer a troca periódica da senha. Mas também vale lembrar que a troca com muita frequência pode causar confusão ou até esquecimento dos dados de acesso.

  1. CFTV

Sigla para Circuito Fechado de Televisão, o CFTV é um mecanismo de segurança que oferece controle de monitoramento contínuo e com armazenamento de dados – ideal para posteriores consultas. O posicionamento estratégico das câmeras auxilia a coibir quaisquer atos contra a ordem e leis vigentes. Espaços onde a presença de CFTV é recomendada são principalmente onde se guardam dados sigilosos, almoxarifados, e salas com equipamentos de alto custo.

Vantagens de usar controles de acesso

Os sistemas de controle de acesso são fundamentais para manter a segurança de determinado local. Eles têm a função de selecionar quem pode ou não entrar, contribuindo para a redução de crimes como assaltos, furtos e extravios.

É verdade que o uso de chaves ainda é o meio mais utilizado para controlar a entrada e saída de pessoas em um recinto. Mas, também é fato que esse sistema é muito propenso a fraudes, pois cópias podem ser feitas com facilidade.

Um sistema de controle de acesso mantém seguro não só o ambiente em si, mas todas as pessoas que circulam pelo local. Diante da variedade dos tipos de controle, o ideal é escolher aquele que melhor se adapta às necessidades do seu ambiente.